segunda-feira, 25 de abril de 2011

Livro de cabeceira

"O que é feito com as crianças 
elas farão com a sociedade."

Essa é uma das frases de rodapé da Agenda da Gravidez, um presente que resolvi dar a mim mesma ontem, mesmo tendo que deixar os dois olhos da cara na livraria. Tive uma agenda idêntica durante minha primeira gravidez, mas por algum motivo que não me pareceria nada convincente hoje, resolvi passá-la adiante depois que a Clarice nasceu. Talvez eu achasse que não viveria aquela experiência de novo - ledo engano, não é?
A Agenda da Gravidez é praticamente um livro, que conta dia-a-dia como está se dando o desenvolvimento do bebê no útero, e também as transformações no organismo da mulher para dar conta do recado. Ainda não consegui me situar, pois, organizada como sou, não anotei o primeiro dia da minha última menstruação. Pelas minhas contas, eu estaria no dia 53 (ou 54) de gestação, mas essa semana confirmo com meu obstetra. 
O dia 54 traz a seguinte informação: "As pálpebras do bebê já estão mais desenvolvidas e a língua, completamente formada. Hoje os ouvidos externos completarão seu desenvolvimento. Os dedos dos pés do bebê perdem o entrelaçamento e parecem mais compridos."
E daí as coisas chegam a um nível de detalhamento tão grande, que não tem como você não sentir que está carregando uma jóia dentro de si. Um sistema tão complexo, e ao mesmo tempo tão imperceptível para quem está aqui do lado de fora, só faz confirmar que cada gravidez é um pequeno milagre. 
É claro que os enjôos, as tonturas e as variações de humor continuam lá. Hoje, aliás, foi a primeira segunda-feira em quatro semanas que consegui levantar da cama e trabalhar normalmente, como se (quase) nada estivesse acontecendo. Agora é fé em Deus e pé na tábua, feliz por ter companhia dentro da própria pele. 


Um comentário:

  1. Marcinha, eu tive uma dessa na gravidez da Rosa, não preenchi todas as coisas, mas me ajudou bastante a compreender o que tava acontecendo e preparar a vinda da minha pequena!

    Bjos!

    Luka

    ResponderExcluir